Período de Adaptação: e agora?

7 de março de 2019

Uma das maiores preocupações dos pais, principalmente com crianças que estão ingressando na Educação Infantil, é a adaptação do filho na nova escola. Quanto tempo ele vai ficar em adaptação? Como vai ser trabalhado esse processo pela professora regente da turma? De que forma a família deve ajudar? Devo ficar no Colégio nesse período?

Essas e muitas outras perguntas são comuns. Porém, a resposta para elas nem sempre é a mesma, ela varia de um aluno para o outro. Pensando nisso, conversamos com a professora Aline Paiva, regente do Infantil IB (3 anos), que está no 4º ano letivo aqui no Colégio MP. Dá uma olhadinha no que a profe Aline relatou:

“A adaptação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, é o momento em que ela e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas, favorecendo suas conquistas e aprendizagens. O processo começa em casa com as famílias, e considero importantíssima a parceria e a interação família/escola para que haja a construção de laços saudáveis!

As aulas durante o processo de adaptação são bem diferenciadas, porém, já dou início a rotina, dentro de um ambiente acolhedor para que a criança possa explorar, conhecer o novo espaço. Isso é essencial para construirmos vínculos, sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram.

Geralmente observo a reação da criança e estipulo um tempo delimitado nos primeiros dois dias, assim consigo organizar a rotina do novo aluno, estimulando a criança para que fique motivada e queira retornar logo para escola.

O processo de adaptação gera muita ansiedade nos familiares e na criança, tornando esse processo muito subjetivo de cada aluno. Na minha faixa etária, geralmente, leva em torno de dois ou três dias para a criança entrar tranquilamente na sala de aula, despedindo-se da sua família e concordando em passar a tarde na escola. Porém esse processo é bem mais amplo, vai muito além do despedir-se do familiar e entra na sala espontaneamente, uma adaptação completa em que a criança se sinta totalmente segura e confie na escola dura em torno de 30 a 40 dias.

Para fazermos desse período o mais agradável possível, reunimos várias atividades dinâmicas, muito aconchego, ambiente acolhedor e, acima de tudo, muita dedicação, amor, carinho e paciência por parte da professora e auxiliares, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios!”