Pediram-me para escrever sobre Educação…

28 de abril de 2019

Pediram-me para escrever sobre Educação. Ora, o que escrever sobre tema tão vasto e ao mesmo tempo tão importante, quanto óbvio?

Começo pela vastidão do tema. A Educação é o que diferencia o homem dos animais. É o que garante-nos a supremacia das civilizações ante a trajetória evolutiva da humanidade. A importância da Educação encontra-se alicerçada na vontade de saber dos seres humanos. Não só saber para gerir as competências profissionais, mas também para abastecer nossa curiosidade e consolidar a gama infinita de conhecimentos que a tecnologia, fruto do saber, nos disponibiliza.

Por outro lado, “Dia da Educação” me parece de uma obviedade redundante! Todo dia é dia da educação. Em todos os momentos da existência estamos aprendendo. Portanto, a vastidão, importância e obviedade do tema é que o torna tão rico e fascinante porque este se mistura à vida.

Educação é viver. Seja na formalidade do aprendizado, seja no instinto da sobrevivência. Aprender sempre, não apenas para o exercício de uma profissão, mas sobretudo para o bem viver. Porque, educar (navegar) é preciso, viver (sem educação) não é preciso.

 

28.04 | Dia da Educação

José Luiz Martins Nunes

Diretor Geral do Colégio Marco Polo