Dia do Trabalho: e eu?

1 de maio de 2019

As dúvidas são as mesmas: muitas opções, muitos desejos e muita curiosidade. Mudar faz parte do processo; pensar, mudar de ideia, repensar e continuar com muitas dúvidas, né? Todos nós já passamos por isso, muitas vezes com anos de atuação e felizes com a profissão, ainda nos pegamos pensando sobre.

Sabendo disso o Colégio MP resolveu conversar com alguns alunos, tanto do Ensino Regular quanto da EJA, sobre o Dia do Trabalho e o processo até a escolha de uma profissão que alguns deles vêm passando. Os alunos foram: Júlia Favaro Alves (5º ano EF), Potira Lopes Vidal (8º ano EF), João Vítor Antonello Carneiro (3ª série EM), Leonel Camargo Felden Pereira (Etapa 2 EJA) e Maria Lúcia Fleig Araújo (Etapa 2 EJA).

Direito, Psicologia, Medicina, Biologia Marinha, Medicina Veterinária, Artes Cênicas, Física, Zootecnia ou Carreira Militar foram as opções citadas pelos cinco estudantes, mas todos eles destacaram que querem uma profissão que lhes dê tanto autonomia financeira quanto realização pessoal.  A Júlia acredita que “se tu trabalhar em algum lugar que tu esteja lá só por te dar dinheiro e não por gostar daquilo, não vale a pena!”.  Como a Maria Lúcia destacou que o “emprego ideal é onde nós nos encaixamos, não temos que estar em algum lugar só pelo dinheiro. A pessoa tem que estar onde ela se sinta bem.”.

Os alunos salientaram também que o apoio da família e orientação da escola para conhecer o amplo leque de profissões existentes é essencial. O aluno João Vítor lembrou do quão importante a disciplina de Orientação Educacional, ministrada desde a 1ª série do Ensino Médio pela Psicóloga Angélica Nara, foi para ele durante esse processo de escolha. E a Potira lembrou da frase que seus pais lher dizem para tentar tranquilizar ela: “faz o que tu gosta”.

E, é claro, como o Leonel destacou que “hoje em dia, com tanto desemprego, o estudo é ainda mais importante para conseguirmos um bom emprego”. Todos sabem que para alçar grandes vôos e conquistar suas profissões desejadas devem se dedicar aos estudos para estarem bem preparados quando, seja para o ENEM, algum concurso ou prova de seleção.

Ainda, a Maria Lúcia falou que “conhecer a área da atuação é essencial para nossa escolha profissional.”. Eles lembraram que conversar com familiares e conhecidos sobre os seus trabalhos fez tanto com que eles desistissem se uma ideia, bem como tivessem mais curiosidade e mais vontade de exercer essa profissão no futuro. “Eu conheço a rotina também, acredito que seja isso que eu quero fazer na vida.”, afirmava João Vítor quando se referia à profissão militar que deseja seguir.

E como resumiu muito bem a Potira: “O Dia do Trabalho pode ser uma oportunidade para as pessoas refletirem e pensarem sobre o trabalho que elas fazem, ou no que elas vão fazer. Além de descansar, claro.”. E nós, do Colégio MP, desejamos um processo tranquilo de decisão para todos nossos alunos, além de Feliz Dia do Trabalho a todos colaboradores e comunidade escolar.

Aproveitem o dia “que da a oportunidade da pessoa que trabalha o ano inteiro ter um momento de lazer em respeito a todo o trabalho desenvolvido.”, né João Vítor?