COMUNICADO: Prorrogação e Aulas pelo Zoom

30 de abril de 2020

Segundo comunicado do Governo Estatual, não retornaremos dia 04 de maio com as aulas presenciais. O atual decreto que suspende as atividades educacionais nos sistemas público e privado termina hoje, dia 30 de abril. E, segundo o governador Eduardo Leite, ainda nesta semana, será divulgado um novo decreto e planejamento para o retorno das aulas. De acordo com o governador, isso poderá ocorrer no decorrer de maio ou em junho. Nota sobre o comunicado oficial pode ser acessado aqui.

Com isso, a partir da próxima semana, os professores passarão a combinar com os seus atuais modelos de atividades domiciliares a utilização da plataforma Zoom Cloud Meetings. A plataforma oferece serviço de conferência remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel. Ela pode ser acessada pelo navegador da internet (link https://zoom.us/pt-pt/meetings.html) ou pode ser feito o download do aplicativo no seu computador, celular ou aparelho que utilizará para participar das aulas.

De acordo com o seu período de aula, os professores irão disponibilizar dentro das suas pastas o planejamento com as definições de dias e horários que utilizarão o Zoom. Lembramos que as pastas das turmas vocês tem acesso utilizando o link enviado no dia 22 ou 23 de março e reenviado no dia 15 de abril. Contamos com a colaboração de vocês para que o link disponibilizado nas pastas seja de utilização exclusiva dos alunos MP, por uma questão legal do uso de imagem do nosso professor.

Importante sobre o Zoom:

– É necessário que a conta esteja no nome do aluno MP na plataforma Zoom, uma vez que os professores utilizarão a Lista de Chamada da turma para controlar quem poderá acessar a aula. Pelo navegador você clica em “perfil” para alterar o nome da conta. Já no aplicativo, a alteração pode ser feita em “Configurações>Básico>Nome de Exibição”.

E como vai funcionar?

O professor vai avisar que no dia x, tal horário, estará falando sobre tal assunto. Um dia antes será disponibilizado o convite de acesso para a aula na pasta da turma-disciplina. Você clicará no link que estará no convite, no horário e dia estabelecido, e pronto. Boa aula! Em anexo encaminhamos uma imagem com a simulação.

Reforçamos que para essa nova metodologia funcionar corretamente, é responsabilidade do aluno e do responsável acompanhar a pasta da turma diariamente. O ideal é que ela seja aberta tanto pelo turno da manhã, antes do início do primeiro período de aula, quando pelo turno da tarde, após o último período de aula do dia, para se programar com os links de aulas do dia seguinte.

Ainda, gostaríamos de deixar claro que a Equipe Diretiva não tem gerenciamento a respeito do retorno as aulas, uma vez que os decretos e comunicados do Governo do Estado vem como uma data já estabelecida e que deve ser cumprida. Diante dessa inconstante temporal, lhes informamos que o novo calendário escolar ainda não foi elaborado e só será elaborado quando tivermos a definição de quando as aulas irão retornar. E, para elaboração no novo calendário escolar, iremos seguir as orientações do Conselho Nacional de Educação e do Sinepe.

Com isso, ratificamos que estamos diariamente planejamento e pensando o melhor para nossos alunos, buscando minimizar os prejuízos na aprendizagem e, acima de tudo, manter a saúde mental e emocional deles.