Aos Professores do Colégio MP

15 de outubro de 2020

“Estimados Senhores Professores do Colégio Marco Polo,

Tenho acompanhado as atividades dos senhores através das aulas on-line desde os pequenos até o ensino médio/EJA e me emociona a dedicação e o empenho de cada um dos senhores! O nosso bravo Colégio Marco Polo, participante de tantas lutas, sobretudo nos últimos quatro anos, está sendo um exemplo de competência humana e tecnológica. Vale a frase de Winston Churchill: “nunca tantos deverão tanto a tão poucos!”. Centenas de alunos – e podem acreditar: o vosso empenho reverbera em outras escolas públicas e privadas – devem muito aos senhores!
Evidente que ainda partilho do contato presencial, do olho a olho, do ruído da sala de aula onde literalmente passei 57 anos da minha vida, desde aluno até professor. Ainda que a tecnologia hoje pareça triunfante, acredito que o “novo normal” vai ser valorizar práticas humanas há muito esquecidas. O respeito em sala de aula, a prioridade ao aprendizado, creio que a aula on-line será uma ferramenta importante, mas de forma alguma substituirá a “alma” da sala de aula, os corredores da escola, o pátio, a cantina…
Mas, por ora, a situação emergencial que ainda nos encontramos exige medidas preventivas. Não podemos nos arriscar, arriscar nossos alunos e seus familiares. Uma vida é o bem mais precioso que temos. Não há planejamento, prevenção, interesse financeiro ou político que me convença a considerar a vida abaixo destas convenções. Portanto, iremos encerrar o ano letivo da forma que está sendo processado. Quando tudo voltar ao normal, haveremos de instrumentalizar atividades presenciais de reforço em relação aos conteúdos de 2020, sem custos extras para os pais que fielmente nos acompanharam até aqui. Não proferimos nenhum credo como filosofia, mas elegemos a família como a maior manifestação da Providência. E vamos preservá-las todas de nossa Comunidade.

Este dia do Professor é mais do que especial: prova que o verdadeiro mestre é aquele que tem instrumentos de sabedoria e boa fé para exercer sua profissão na circunstância que houver. E por isto meu reconhecimento pessoal e meu respeito.”

Prof. José Luiz Martins Nunes, Presidente da Associação Educacional Marco Polo.