Voluntariado: quando o bem vai para o “outro”

28 de agosto de 2017, categoria: Coluna/Educação em pauta/

Cada vez que alguém doa alimentos, roupas ou um pouco de seu tempo para uma instituição, está exercendo uma ação voluntária. Movida pela vontade de ajudar e contribuir para a melhoria de uma carência, a boa vontade resulta no ato voluntário comemorado hoje, 28 de Agosto, como o Dia Nacional do Voluntariado.

Esta data afirma, no nosso país, a importância do ato voluntário, acolhe tanto as ações ocasionais quanto as iniciativas de caráter continuado – como as associações, voluntários de ONGs, Redes de auxílio – e enfatiza a importância do fazer em prol do que está para além de nossas necessidades individuais.

Dados coletados pelo Instituto Data Folha em 2014 informam que 28% dos brasileiros entrevistados doaram algum tipo de atividade não remunerada; 58% destes movidos pelo sentimento de solidariedade, 18% influenciados pela atuação de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que entraram por satisfação pessoal. Como retorno, 51% indicaram a sensação de bem-estar, 40% motivados pela crença na utilidade do seu trabalho e 37% sentem-se pessoalmente gratificados.

Aluno Marco Polo também faz ação voluntária

De acordo com a proposta pedagógica do Colégio Marco Polo, tem-se por finalidade o desenvolvimento integral do aluno, o que inclui formar indivíduos capazes de atuarem na construção de valores que norteiam as relações interpessoais no exercício da cidadania. Como exemplo, trazemos o “Natal Super Legal”, desenvolvido pelas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa, com orientação da professora Rosana Favaro Flores.

Tendo por objetivo norteador ajudar uma instituição carente da cidade de Santa Maria, o projeto está em sua 5ª edição no ano de 2017. A obra que dá nome ao projeto, Natal Super Legal, do autor Megan McDonald, faz parte da já conhecida “Mala da Rosana”. (Saiba mais em: http://bit.ly/2gl51oK).

O projeto consiste em sensibilizar e discutir temas de importância social, aliando estas a arrecadação junto da comunidade Marco Polo de brinquedos, roupas, sapatos, alimentos e materiais de higiene pessoal. Como de costume, ao final do semestre letivo e próximo ao Natal, os alunos e a professora fazem a entrega dos donativos na instituição escolhida.

Confira algumas fotos da 4ª edição pelo link: http://bit.ly/2gjJRHs