Torneio de Integração: Encerramento da Educação Física

11 de dezembro de 2017

Na última semana, as turminhas da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marco Polo, junto de suas famílias, se envolveram no Torneio de Integração: Encerramento da Educação Física, organizado pelos professores e estagiários da Instituição.

Tento por objetivo maior, como o nome já diz, proporcionar mais um momento de integração através da prática esportiva entre alunos e comunidade escolar, a diversão “rolou solta” pelos gramados do Colégio. Esperamos todos no próximo ano, na nova sede do Colégio, para entrar em campo/quadra com o pé direito.

Confiram algumas fotos do Torneio:

Na prática: Estruturas Celulares

7 de dezembro de 2017

Realizada na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, a atividade prática de construção de uma célula e suas organelas vem para tornar mais fácil a compreensão dos alunos para com essa estrutura. Utilizando massinha de modelar, palitos, gelatina, isopor e outros materiais, os estudantes caracterizaram cada estrutura da sua forma.

De acordo com a professora Cláudia Grigolo Pinto, que ministra a disciplina de Ciências do 6º ano do Colégio Marco Polo, “Trazer para o concreto conceitos fundamentais da Ciência facilita a aprendizagem e a torna prazerosa.”.

Veja nas fotos alguns dos belíssimos trabalhos feitos pelos nossos alunos:

Palestra de Noções Básicas de Primeiros Socorros em IT

1 de dezembro de 2017

Pensando na capacitação e no bem estar e segurança de todos do Colégio Maco Polo Itajaí, no dia 24 de novembro, última sexta-feira, nossas professoras, monitoras, secretaria e coordenadora pedagógica participaram da palestra sobre as Noções Básicas de Primeiros Socorros, com o bombeiro e socorrista Ruam Merlo.

A Manobra de Heimlich (uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias) entre outros procedimentos foram destaque neste dia.

 Confira algumas fotinhos desse momento de muito aprendizado:

Gentileza gera sim mais gentileza

30 de novembro de 2017

Gentileza, conforme definição do dicionário Soares Amora, é a qualidade de ser gentil, uma ação nobre, distinta, associada ao delicado e ao amável. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez.

Atos de gentileza podem ser praticados no dia a dia através de pequenas atitudes, estimulando assim o respeito às emoções e criando espaços de relacionamentos com atitudes de cordialidade, respeito, reconhecimento e manifestações sinceras de amor ao próximo.

Pensando nisso, a professora Rosana Fávaro Flores desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental essa reflexão sobre a importância da gentileza no convívio social. Em sala de aula, foram confeccionados cartazes e flores de papel para serem entregues à comunidade escolar, com intuito de divulgar e sensibilizar o próximo com o pensamento gentil.

Confira a seguir o resultado dessa ação:

Razões Trigonométricas: medindo alturas de árvores e antenas

A turma do 9º ano do Ensino Fundamental, orientada pelo professor de matemática André Ventorini, realizou uma prática envolvendo o assunto Razões Trigonométricas. Após a construção em sala de aula de um instrumento para medir ângulos, os alunos foram até o pátio da escola medir a altura de árvores e antenas, utilizando a aplicação das razões de seno, cosseno e tangente. Além do conteúdo de matemática, a ecologia pegou carona nessa atividade.

Confira como foi essa atividade:

Descobrindo Cientistas na Ed. Infantil III

27 de novembro de 2017

 

As turmas da Educação Infantil III, com auxílio das professoras Andressa Marafiga, Aline Pegoraro, Clara Roberta e Lísias Rocha, arremangaram as mangas para desenvolver experiências em uma tarde bem divertida de estudos.

Aliada ao conteúdo programático de Ciências proposto pelo material didático do Sistema Objetivo de Ensino, nossos cientistas realizaram observações a respeito da “Erupção Colorida”. Ela evidenciou a reação química que acontece entre o vinagre e o bicarbonato, gerando o ácido carbônico e o gás carbônico, responsáveis pelas bolhas da “erupção”.

Ficha Técnica 1

Nome: Erupção Colorida

Materiais: Bicarbonato de Sódio, corante, vinagre, detergente, recipientes de vidro e colheres de sopa.

Modo de Fazer: O primeiro passo será colocar vinagre nos recipientes. Em seguida você adiciona o corante de alimentos e o detergente. Até que está na hora de dar o toque final e colocar uma colher de bicarbonato de sódio.

Veja como foi essa experiência:

Tranquilidade e Segurança: Berçário Colégio MP Itajaí

16 de novembro de 2017

Todos sabem que a escolha da primeira escola é um momento difícil, e auxiliar nesse momento, passando tranquilidade e segurança para os responsáveis, é o ideal do Colégio Marco Polo Itajaí. Buscamos, diariamente, tornar esse período prazeroso aos pais, em que mãe/pai, bebê e professora tenham uma relação verdadeiramente próxima, em que o colégio seja transparente e acessível.

De acordo com a Professora Laysa Stancato, Coordenadora Pedagógica do Colégio, “A ida, para o bebê, muitas vezes é o primeiro contato social com outras crianças. Acreditamos ainda que as crianças que são encorajadas a frequentar a escola desde cedo são estimuladas a desenvolverem maior autonomia, priorizando a sociabilização nesse contexto educacional.”.

A Professora Laysa contou ainda como é a rotina dos nossos bebês do Grupo Safari, sob olhares das professoras Bárbara Michels Costa e Josiane Adão. O desenvolvimento e autonomia dos nossos aluninhos começa com a estimulação tátil, com massagens; visual, com cores e texturas; do movimento; e verbal, através da contação de histórias e músicas. Paralelo a isso, momentos específicos fazem parte da dinâmica da turminha, tais como tomar banho de sol, trocas de fraldas e higiene, almoço e lanche, descanso, despertar e, claro, a hora da mamadeira.

Mas, como dito anteriormente, buscamos ainda incentivar os momentos de formação social e pessoal dos bebês, através da socialização com os outros alunos e da autonomia. Atividades que desenvolvam a linguagem, a expressão, a criatividade e a coordenação motora completam o quadro.

Assim fica fácil escolher a primeira escola para o seu filho, né?

Crianças: o bem maior do Colégio MP

13 de novembro de 2017

Característico por ser o mês comemorativo das crianças, outubro acabou deixando por aqui boas lembranças. No decorrer do mês, nossos alunos se envolveram em atividades comemorativas todas as semanas.

Seja assistindo um teatro de fantoches, andando de bicicleta/motoca/patinete pelo pátio, celebrando a festa do cabelo maluco, pulando na cama elástica, redecorando as paredes do Colégio ou compartilhando o lanche com os amigos, o que não faltaram nesse mês foram sorrisos e muita diversão. Pais e filhos, juntos com a comunidade escolar do Colégio Marco Polo, foram incentivados a viver a infância na sua forma mais simples, compartilhando sentimentos puros e lembrando sempre de sorrir.

O álbum é grande, mas momentos assim devem sim ser compartilhados e incentivados. Agradecemos o envolvimento e participação de todos e desejamos um novembro bem outubro para todos.

Confira as fotinhos a seguir:

Alunos e Famílias: Respeito à natureza, cuidado à alimentação

9 de novembro de 2017

O Colégio Marco Polo chegou em Itajaí com uma proposta diferenciada: aliar a educação de qualidade com a vivência e desenvolvimento integral das crianças com a sociedade e o meio ambiente.

Além de carregar consigo os mais de 20 anos de história no cenário educacional do Rio Grande do Sul, sendo conveniado ao Sistema Objetivo de Ensino, o Colégio MP Itajaí têm como norte oportunizar aos alunos o contato com a natureza. Um desses exemplos é o Projeto Horta Escolar, em que na sede da instituição há uma horta em que os alunos acompanham desde o plantio das sementes até a degustação destes alimentos em suas refeições.

Os nossos pequenos já estão habituados aos cuidados, mas e a sua família? Pensando nisso, os responsáveis foram convidados a participar também deste projeto, para que, juntas, as famílias pudessem se integrar ainda mais do ambiente escolar e acompanhar o desenvolvimento educacional e social com o aluno.

Ver os pais, irmãos e avós participando desta atividade nos dá a certeza que estamos no caminho certo, buscando oferecer uma educação completa. Dá uma olhada em alguns momentos desta ação:

Borboletas na tela: dando asas à expressão

6 de novembro de 2017

Estimular a imaginação e a expressão artística, essa foi a proposta da professora Goreti Cortes para com a turminha da Educação Infantil IB. Nossos pequenos, cada um da sua maneira, criou as suas representações de borboletas na tela, durante a aula de artes.

Dá uma conferida nos nossos grandes artistas: