My family, our family

18 de abril de 2018

A turma da Educação Infantil nível III, com orientação da professora de Inglês Valeska Krüger, está desenvolvendo o capítulo “Family and Rhymes”, da apostila de Língua Inglesa.

Proposta pelo material do Sistema Objetivo de Ensino, nossos alunos fizeram, com auxílio da professora, a atividade “my family tree”. Após a confecção e identificação das pessoas, tivemos um momento de apresentação de cada uma das famílias para os colegas. Tudo em inglês, claro!

Aqui no Colégio MP, a disciplina de Inglês faz parte do componente curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Confira algumas fotos dessa atividade:

Citologia: é de comer?

17 de abril de 2018

Nossos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com orientação da professora de Ciência Jaqueline Sartori, estão estudando o ramo da Citologia. Dentro da Ciência, este é o  que estuda as células – estruturas, funções e divisões.

Para concluir o tópico, foi proposto a confecção de células com núcleo, bombom, citoplasma, goma, mitocôndrias, panqueca, lisossomo, bolo… Até os vírus gostariam de ter células assim – vírus são os únicos seres vivos acelulares.

Dá uma olhada no resultado desse trabalho, ficaram uma delícia!

Foguete: reações químicas e físicas para um lançamento

13 de abril de 2018

A turma do 2º ano do Ensino Médio tem se dividido em grupos, sob orientação do professor de Física Adriano Siqueira Costa, para a realização de projetos experimentais. A proposta é: cada grupo, organizado entre 3 ou 4 alunos, traz um objeto que exemplifica o conteúdo da disciplina trabalhado em sala de aula.

O primeiro grupo a trazer seu experimento – composto pelos alunos Gil Magalhães, João Vítor Carneiro e Rafael Nichel – nos apresentou o seu “Foguete Caseiro”. Vocês lembram da Terceira Lei de Newton, né? A Lei da Ação e Reação.

De acordo com os nossos alunos, tudo se inicia com a reação química que acontece entre o ácido acético (vinagre) e o bicarbonato de sódio. Tal reação libera CO2 (gás carbônico), que no interior da garrafa resulta na pressão. Conforme aumenta progressivamente a pressão interna, a rolha presa no bico da garrafa escapa.  Quando isso acontece, a reação física aparece. O líquido e o ar são  expulsos (ação) e empurram (reação) a garrafa na mesma direção e sentido oposto, realizando assim o lançamento do foguete com sucesso.

Deem uma olhada como foi a demonstração dos guris para os colegas:

E quando a professora incentiva a criança a rasgar folhas?

11 de abril de 2018

A professora Aline Paiva, responsável pela turma da Educação Infantil IB, nos garante que aprender de forma descontraída, brincando, é essencial para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

Pensando nisso, nossos alunos desenvolveram a atividade com rasgadura. Isso mesmo! Incentivados pela profe, eles foram incentivados a rasgar várias folhas de papel.

A profe Aline explica que “o trabalho com rasgadura deve ser bem explorado. É nesta faixa etária que os alunos adquirente a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras. O objetivo desta divertida brincadeira foi de trabalhar a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça, além de contribuir para que as crianças se expressem, estimulando a socialização.”.

Como todos imaginam, não faltou animação durante essa atividade. Dá uma olhada em algumas imagens registradas:

Azul, amarelo, roxo, verde e vida.

10 de abril de 2018

A turma da Educação Infantil IA, sob orientação das professoras Priscila Arruda Barbosa, Aline Prates e Ana Paula Ludwig, está aprendendo as cores.

Através do contato com a decoração da sala e o uso das ferramentas pedagógicas (brinquedos, jogos e brincadeiras), nossos pequenos estão identificando as cores. Papel crepom, tinta guache, lápis de cor, cartolina, pincel, cola tenaz e algumas folhas em branco são o suficiente. Estas atividades contribuem diretamente para o desenvolvimento da criança, aprimorando a capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, fala, entre outras funções.

Aprender brincando é sempre melhor, né?

Carteirinhas Escolares: identificação e benefícios

9 de abril de 2018

A partir deste semestre, os alunos do Colégio Marco Polo possuem uma carteirinha escolar.

Esta, além de servir como identificação dos alunos dentro da própria instituição, é a carteirinha a ser utilizada para usufruir de serviços de parceirinhas do Colégio. Vocês, pais e alunos, podem acessar a lista dos nossos parceiros clique aqui.

* A carteirinha tem validade até abril de 2019 e será renovada pelo Colégio anualmente.

* Em caso de extravio/perda desta, dirija-se ao Setor de Comunicação e solicite uma nova. O custo da 2ª via é de responsabilidade do aluno e o valor é de R$ 5,00.

Vamos atender ao chamado!

7 de abril de 2018

E para cada um de nós, o que é pensar na saúde?

Pressão 12×7, coração batendo direitinho, ossos fortes, livres de alergias e gripes, peso na média, pele brilhante, dentes fortes! Quantos itens a atender no sentido de uma vida saudável. Além disso, lembremos, inteligência emocional que nos leve a levar a vida da forma mais leve!

A Organização Mundial de Saúde – OMS conceitua saúde como “um estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

A boa notícia é que esse bem-estar pode ser – e é – influenciado por nossas ações. O corpo e a mente refletem o cuidado que lhes dispensamos.  A atenção em alimentar o cotidiano com atitudes positivas é terapia que leva à vida mais tranquila.

Por isso, hoje, vamos nos perguntar quais hábitos saudáveis fazemos em forma de carinho para nós mesmos. A proposta do Colégio Marco Polo, nesse início do mês de abril de 2018, é voltar a reflexão para como construímos os hábitos alimentares. Estamos andando em direção à boa alimentação?

Abrindo nossas papilas gustativas, mente e paladar para introduzir alimentos que geram mais saúde e mais vida? Somos exemplos também para os filhos e para quem amamos? Podemos chegar no meio termo e conviver com a infinidade de ofertas, fazendo a mistura que permite habitar a comunidade e nosso corpo da maneira mais feliz?

Vamos atender ao chamado! Vida saudável e participativa para todos. Feliz Dia Mundial da Saúde!

A seguir, algumas imagens registradas durante a nossa “Cesta-feira saudável”:

“Cesta-feira saudável”: uma sexta diferente

5 de abril de 2018

Dia 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. E, conforme avisado em sala de aula e corredores para alunos, além do bilhete enviado aos pais, uma das ações do Colégio e incentivar a alimentação saudável nos nossos alunos em todos os níveis de ensino.

Pensando nisso, na importância do cuidado com a alimentação para auxílio em um desenvolvimento mais saudável para nossas crianças e adolescente, a cantina será nossa parceira.

Amanhã, dia 06 (sexta-feira), não será comercializado refrigerante, salsicha, salgado industrializado, doce e muito menos chicletes. O cardápio que hoje é 50% saudável, tomará conta do espaço, incentivando o consumo de alimentos menos processados e industrializados pelos nossos corredores.

Vamos provar um suco natural diferente? Comer uma salada de fruta? Degustar um sanduíche fresquinho? Nossos corpo e nossa mente agradecem.

Além disso, comunicamos a todos que o Colégio está dando início ao projeto “Horta Marco Polo”, sob coordenação da professora de Ciências Cláudia Grigolo Pinto; uma proposta de ação que busca cativar nossos alunos, sensibilizando-os ao cuidado com a natureza e com a sua própria saúde.

Muita saúde para todos! Até amanhã.

Justiça: reflexão e contexto social

Na última semana, a turma do 1º ano do Ensino Médio refletiu junto do professor de Filosofia, Nilmar Daniel, o que seria justiça para eles em diferentes situações e contextos.

Proporcionando uma momento de discussão, em que o senso crítico dos alunos fosse estimulado, o professor Nilmar nos contou que temas como verdade, sinceridade, honestidade, autoridade dos pais e amizade foram trazidos para o grande grupo a fim de aproximar a aula ao contexto dos adolescentes. Sentados no pátio do colégio, pequenos grupos traziam um dos temas para debate e a turma se envolvia, trazendo conceitos e argumentações para sustentar os seus posicionamentos.

Uma das últimas discussões trazidas pelos alunos foi sobre a “Escola sem partido”, projeto de lei 193/2016, que altera alguns aspectos das diretrizes e bases da educação nacional. De acordo com o site da EBC:

“Os projetos de lei do “Escola sem Partido” pretendem especificar os limites da atuação dos professores, impedindo que eles promovam suas crenças particulares em sala de aula, incitem estudantes a participarem de protestos e denigram os alunos que pensem de forma distinta. Além disso, o projeto dá o direito dos pais de escolherem como será o ensino de religiões distintas das suas (“direito dos pais dos alunos a que seus filhos recebam a educação religiosa e moral que esteja de acordo com as suas próprias convicções”).”

Dá uma olhada como foi esse momento de reflexão nas fotos a seguir:

Fonte: http://www.ebc.com.br/educacao/2016/07/o-que-e-o-escola-sem-partido

Vamos compartilhar?

29 de março de 2018

E para você, qual o real sentido da Páscoa?

Por aqui, a Páscoa tem como sentido promover um momento de reflexão, autoconhecimento e consciência social na comunidade escolar. Nesse viés, foi lançada a Páscoa Compartilhada Marco Polo – Vamos ajudar a construir um mundo melhor?.

A ideia da Páscoa Compartilhada Marco Polo é realizar uma ação de coleta de materiais de higiene, limpeza e primeiros-socorros, além da preparação de saquinhos e cestas com doces e guloseimas. Para isso, dividimos as tarefas da seguinte forma:

– 5º ano EF ao Ensino Médio: utensílios de limpeza, higiene e primeiros-socorros.

– Ed. Infantil ao 4º anos EF: doces e guloseimas.

Estamos em um novo endereço desde janeiro deste ano e com o tempo estamos conhecendo nossos vizinhos. Recentemente, conhecemos a Escola Municipal Sérgio Lopes, que atende 100 alunos do maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental. Esta instituição será a beneficiada pela solidariedade da comunidade escolar do Colégio MP, na próxima segunda-feira (02).

Dá uma olhada em algumas imagens registradas da coleta de materiais e da preparação de saquinhos e cestas de doces para os nossos vizinhos.