Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Marco Polo tem o objetivo de formar alunos com sólido conhecimento cognitivo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências que acentuem hábitos e técnicas de trabalho que permitam prosseguir os estudos com competência, persistência e determinação. O Colégio aspira formar alunos que saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações, que comuniquem ideias por diferentes linguagens e que formulem e solucionem problemas. O Colégio almeja o aprendizado integral do educando e uma formação que contemple o desenvolvimento intelectual, físico, afetivo, social e ético. Estimulando no aluno a sua capacidade de interpretar, analisar e compreender o ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e os valores básicos da sociedade e da família, contribuindo, dessa forma, para o exercício da cidadania e da responsabilidade socioambiental.
O Ensino Médio tem uma carga horária semanal ampliada em mais 5h/aula, totalizando 37h/aulas semanais. Foram ampliadas, no currículo, as disciplinas de Redação, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa e Filosofia.
O Colégio tem uma educação que prepara o Jovem para realizar, com sucesso, provas seletivas de vestibulares e ENEM e concursos que os habilitem profissionalmente.

No Ensino Médio, a avaliação da construção do conhecimento e da aquisição dos conteúdos é feita através de boletins conclusivos ao final de cada bimestre. A avaliação do rendimento do aluno é diária e contínua, expressa em notas, em uma escala de zero a dez, através de diferentes instrumentos de avaliação, incluindo projetos interdisciplinares. Será considerado promovido, o aluno que atingir, ao final do ano, uma média igual ou superior a sete. O aluno que não obtiver esta média entrará em Estudos de Recuperação, que acontecem após o término do quarto bimestre.
Turno: Os alunos do Ensino Médio tem aula de segunda à sexta, das 7h30min às 12h15min. Na segunda-feira, tem aula durante o turno da tarde, das 13h30min às 17h30min.

Material didático

A partir de 2016, os alunos do 1º ano do Ensino Médio contarão também com o Material Didático Objetivo. O material é disponibilizado através da franquia mantida com o Objetivo e é atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando a formação integral do educando, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.

O material possui ainda uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas, com foco nas diretrizes do ENEM. As diversidades regionais também ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.

Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, semestrais ou anuais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.