Ensino Fundamental

O Colégio Marco Polo tem por finalidade formar indivíduos capazes de atuarem produtivamente e desenvolverem-se intelectualmente, de forma crítica, reflexiva e consciente, capazes de interagirem no ambiente em que estão inseridos, com produtividade e responsabilidade. O Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 9º ano, tem como proposta o desenvolvimento integral do educando, através de uma formação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético.

Desenvolvendo no aluno a sua capacidade de interpretar, analisar e compreender o ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e os valores básicos da sociedade e da família. Integram, essa etapa, a construção de valores que norteiam as relações interpessoais, o exercício da cidadania, a responsabilidade ambiental e social. No processo de ensino aprendizagem, valoriza o aprender contínuo, o “aprender a aprender”, fornecendo meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores.

No 8º ano, a carga horária foi ampliada com a inserção do componente curricular de Filosofia. No 9º ano, além dos componentes curriculares normais, trabalhamos com as disciplinas de Filosofia, Redação e, para fortalecer a base de conhecimentos preparatórios para o Ensino Médio, no componente curricular de Ciências, são ministradas aulas específicas de Biologia, Física e Química.

Turno: O horário do 1º ao 5º ano (turma 51) é das 13h30min às 17h50min. Para os alunos do 5º (turma 52) ao 8º ano o horário é das 7h30min às 12h. Já para os alunos do 9º ano é das 7h30min às 12h15min.

Avaliação

No Ensino Fundamental, a avaliação da construção do conhecimento e da aquisição dos conteúdos é feita através de boletins conclusivos ao final de cada bimestre. A avaliação do rendimento do aluno é diária e contínua, expressa em notas, em uma escala de zero a dez, através de diferentes instrumentos de avaliação, incluindo projetos interdisciplinares. Será considerado promovido, o aluno que atingir, ao final do ano, uma média igual ou superior a sete. O aluno que não obtiver esta média entrará em Estudos de Recuperação, que acontecem após o término do quarto bimestre.

Material didático

O material didático “Objetivo” é utilizado para o Ensino Fundamental, como franquia, e caracteriza-se por evidenciar o fazer cultural, levando o aluno a desenvolver suas habilidades e competências através do conhecimento do mundo que o cerca. Corresponde às necessidades atuais, garantindo a permanência de temas clássicos aliados a estratégias renovadas, permitindo que cada aluno construa seu conhecimento e situe fato, época e processo.