Educação Infantil

O Colégio Marco Polo tem por finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, pensando a sua formação cognitiva, intelectual, afetiva e sociocultural, assegurando atividades projetadas para a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pela busca de conhecimento.

A escola apresenta uma proposta diferenciada para a Educação Infantil, com um cotidiano rico e diversificado com situações de aprendizagens planejadas para auxiliar na construção do conhecimento, dando início ao processo linguístico e ao raciocínio lógico-matemático, estabelecendo, assim, os pilares para o pensamento autônomo, reflexivo, compreensivo e interpretativo.

Diante de tal proposta, a Educação Infantil oferta complementos curriculares como Inglês, Artes, Música, Educação Física e Informática, preparando a criança para a continuidade do processo educativo.

Turno: O horário da Educação Infantil é das 13h30 às 17h50.

Avaliação

A avaliação, diante da proposta da formação integral do sujeito, é desenvolvida num processo de acompanhamento contínuo, gradual e cooperativo, sendo observados os aspectos cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo. O método avaliativo busca contemplar as particularidades da criança, sua fase de desenvolvimento e a construção de novos conhecimentos.

Níveis

O Colégio oferece a Educação Infantil para crianças de dois a cinco anos de idade, distribuídos em três níveis:

Infantil I

Professora Aline Garcia Paiva: Pedagoga; Especialista em Neurociência e Alfabetização; Especialista em Alfabetização pelo método das Boquinhas; Extensão em Musicalização Infantil.

Professora Priscila Arruda Barbosa: Pedagoga; Mestre em Educação; Especialista em Cultura, Infância e Educação Infantil; Professora e Pesquisadora do curso de Pedagogia EaD da UFSM.

Infantil II

Professora Simone Mangine: Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia; Docência em Educação Infantil.

Infantil III

Professoras Andressa Marafiga: Pedagoga; Mestre em Educação; Especialista em Gestão Escolar; Doutoranda em Educação; Tutora EaD no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM.

Professora Aline Machado: Pedagoga; Graduanda de Educação Especial; Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Material didático

O material didático, franquia do Sistema de Ensino Objetivo, caracteriza-se por evidenciar o fazer cultural, levando o aluno a desenvolver suas habilidades e competências através do conhecimento do mundo que o cerca. O material é elaborado e estruturado mediante estudos científicos que o fundamentam, aliados a estratégias renovadas, permitindo que cada aluno construa seu conhecimento de acordo com a suas individualidades.

Ensino Fundamental

O Colégio Marco Polo tem por finalidade formar indivíduos capazes de atuarem produtivamente e desenvolverem-se intelectualmente, de forma crítica, reflexiva e consciente, capazes de interagirem no ambiente em que estão inseridos, com produtividade e responsabilidade. O Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 9º ano, tem como proposta o desenvolvimento integral do educando, através de uma formação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético.

Desenvolvendo no aluno a sua capacidade de interpretar, analisar e compreender o ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e os valores básicos da sociedade e da família. Integram, essa etapa, a construção de valores que norteiam as relações interpessoais, o exercício da cidadania, a responsabilidade ambiental e social. No processo de ensino aprendizagem, valoriza o aprender contínuo, o “aprender a aprender”, fornecendo meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores.

No 8º ano, a carga horária foi ampliada com a inserção do componente curricular de Filosofia. No 9º ano, além dos componentes curriculares normais, trabalhamos com as disciplinas de Filosofia, Redação e, para fortalecer a base de conhecimentos preparatórios para o Ensino Médio, no componente curricular de Ciências, são ministradas aulas específicas de Biologia, Física e Química.

Turno: O horário do 1º ao 5º ano (turma 51) é das 13h30min às 17h50min. Para os alunos do 5º (turma 52) ao 8º ano o horário é das 7h30min às 12h. Já para os alunos do 9º ano é das 7h30min às 12h15min.

Avaliação

No Ensino Fundamental, a avaliação da construção do conhecimento e da aquisição dos conteúdos é feita através de boletins conclusivos ao final de cada bimestre. A avaliação do rendimento do aluno é diária e contínua, expressa em notas, em uma escala de zero a dez, através de diferentes instrumentos de avaliação, incluindo projetos interdisciplinares. Será considerado promovido, o aluno que atingir, ao final do ano, uma média igual ou superior a sete. O aluno que não obtiver esta média entrará em Estudos de Recuperação, que acontecem após o término do quarto bimestre.

Material didático

O material didático “Objetivo” é utilizado para o Ensino Fundamental, como franquia, e caracteriza-se por evidenciar o fazer cultural, levando o aluno a desenvolver suas habilidades e competências através do conhecimento do mundo que o cerca. Corresponde às necessidades atuais, garantindo a permanência de temas clássicos aliados a estratégias renovadas, permitindo que cada aluno construa seu conhecimento e situe fato, época e processo.

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Marco Polo visa formar alunos com sólido conhecimento cognitivo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências que acentuem hábitos e técnicas de trabalho que permitam prosseguir os estudos com competência, persistência e determinação. O Colégio aspira formar alunos que saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações, que comuniquem ideias por diferentes linguagens e que formulem e solucionem problemas. O Colégio almeja o aprendizado integral do educando e uma formação que contemple o desenvolvimento intelectual, físico, afetivo, social e ético. Estimulando no aluno a sua capacidade de interpretar, analisar e compreender o ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e os valores básicos da sociedade e da família, contribuindo, dessa forma, para o exercício da cidadania e da responsabilidade socioambiental.
O Ensino Médio tem uma carga horária semanal ampliada em mais 5h/aula, totalizando 37h/aulas semanais. Foram ampliadas, no currículo, as disciplinas de Redação, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa e Filosofia.
O Colégio tem uma educação que prepara o jovem para realizar, com sucesso, provas seletivas de vestibulares e ENEM e concursos que os habilitem profissionalmente.

No Ensino Médio, a avaliação da construção do conhecimento e da aquisição dos conteúdos é feita através de boletins conclusivos ao final de cada bimestre. A avaliação do rendimento do aluno é diária e contínua, expressa em notas, em uma escala de zero a dez, através de diferentes instrumentos de avaliação, incluindo projetos interdisciplinares. Será considerado promovido, o aluno que atingir, ao final do ano, uma média igual ou superior a sete. O aluno que não obtiver esta média entrará em Estudos de Recuperação, que acontecem após o término do quarto bimestre.

Turno: Os alunos do Ensino Médio tem aula de segunda à sexta, das 7h30min às 12h15min. Na segunda-feira, tem aula durante o turno da tarde, das 13h30min às 17h30min.

O Colégio conta com o Material Didático Objetivo. Disponibilizado através da franquia mantida com o Objetivo e é atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando a formação integral do educando, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.

O material possui ainda uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas, com foco nas diretrizes do ENEM. As diversidades regionais também ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.

Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, semestrais ou anuais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.