Na prática: incentivo dentro de sala e nas quadras

18 de setembro de 2018

Na semana passada a Federação Gaúcha de Handebol (FGHb) promoveu, juntamente com a Liga Santamariense de Handebol, a 23ª Copa Mercosul de Handebol – Ronaldo Dias, realizada no Rio Grande do Sul há 20 anos.

A competição objetiva proporcionar um momento de integração e de aprendizagem esportiva, permitido tanto o crescimento técnico dos atletas gaúchos quanto o aperfeiçoamento prático e específico dos treinadores e dirigentes. A Copa Mercosul contou com a participação de 42 equipes, totalizando 630 atletas e 40 técnicos nos naipes feminino e masculino.

Dentre os atletas estava a da professora de Educação Física do Colégio MP Cristiane Gasparini Rocha, atleta da equipe HFSM – Handebol Feminino de Santa Maria que conquistou o 3ᵒ lugar na competição. A profe Cris nos contou que,

“Jogar handebol para mim é algo muito importante, sempre fui atleta e o Handebol é meu esporte do coração. Tenho 46 anos e todo ano digo que vou me aposentar, mas não consigo, eu me realizo pessoalmente e profissionalmente porque ensinar é uma das atividades mais nobres a ser desempenhada pelo ser humano e estar sempre atualiza (inclusive na prática) ajuda nessa nobre missão. Também acredito que todo educador é dotado de qualidades extraordinárias que o fazem ser criativo, único e poderosamente transformador, é capaz de influenciar positivamente. Gosto de ser exemplo para que os meus alunos se espelhem tanto no que digo quanto no que faço. Como sempre digo, devemos praticar qualquer tipo de atividade física, desde uma simples caminhada até ingressar em uma equipe de competição, o importante é participar!”

Ela nos contou ainda que um dos momentos mais gratificantes da competição foi ver o resultado de um trabalho realizado diariamente, incentivando a busca e vontade da prática esportiva, dentro de quadra. As ex-alunas do Colégio MP Louise Uberti Müller e Mariana Sangoi Kupke, ambas atletas da equipe da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, dividiram a quadra e jogaram junto com a profe Cris em um dos jogos realizados na Copa Mercosul.

Ela acrescenta ainda que “momentos como esses fazem com que o professor se sinta orgulhoso vendo na prática o resultado do trabalho que faz.”.

Dá uma olhadinha nas fotos do arquivo pessoal que a profe Cris nos mandou da Copa: