Leitura e Cultura: As Mil e Uma Noites

2 de maio de 2018

A turma do 6º ano do Ensino Fundamental, com orientação da professora de Língua Portuguesa Patrícia Santos, desenvolveu o Projeto de Leitura do Livro “As Mil e Uma Noites”.

Tendo por objetivo pesquisar e conhecer as principais características da cultura árabe (arquitetura, moradia, vestuário, culinária, dança, tradições e costumes), os alunos foram desafiados a desenvolver seus procedimentos de pesquisa em paralelo à organização e formas de registro dessas informações coletadas. De acordo com a professora Patrícia, o projeto tem o propósito de incentivar a leitura, formar jovens capazes de usar adequadamente a língua materna e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem.

Usando como fonte o livro As Mil e Uma Noites – livro esse que vem junto do material do Sistema Objetivo de Ensino para todos os alunos, vídeos informativos e músicas árabes, o desenvolvimento do projeto se deu através do aprimoramento dos conhecimentos prévios da turma sobre o tema, estimulando assim o senso crítico e capacidade de reflexão.

Ao final, além do reconhecimento que a leitura é uma ferramenta importante na aprendizagem, nossos alunos compartilharam experiências e desenvolveram formas de pesquisa, organização e apresentação.

Veja a seguir algumas fotos desses trabalhos: