Idade Média: representações de feudos

4 de julho de 2018

A turma do 7º ano do Ensino Fundamental,  na aula de História, com orientação da professora Bianca Mazzuco, estão estudando os feudos.

Durante a Idade Média, o Feudalismo foi um sistema de organização social em que o modo de produção das pessoas visava a sobrevivência. Sabendo que a crise do Império Romano foi quem levou os grande senhores abandonarem a cidade e buscarem moradia em suas propriedade no campo, os alunos criaram representações de como organizaram-se essas. Com o passar do tempo, algumas pessoas buscaram proteção e trabalho nessas propriedades, iniciando assim os contratos de colonatos; tendo o direito de trabalhar nessas terras, os produtores rurais deviam dar uma parte das suas produções aos senhores feudais.

Como proposta final do conteúdo, a professora Bianca desenvolveu junto dos alunos o trabalho de representação do sistema feudal em maquetes. Dá uma olhada no resultado: