Foguete: reações químicas e físicas para um lançamento

13 de abril de 2018, categoria: Notícia/

A turma do 2º ano do Ensino Médio tem se dividido em grupos, sob orientação do professor de Física Adriano Siqueira Costa, para a realização de projetos experimentais. A proposta é: cada grupo, organizado entre 3 ou 4 alunos, traz um objeto que exemplifica o conteúdo da disciplina trabalhado em sala de aula.

O primeiro grupo a trazer seu experimento – composto pelos alunos Gil Magalhães, João Vítor Carneiro e Rafael Nichel – nos apresentou o seu “Foguete Caseiro”. Vocês lembram da Terceira Lei de Newton, né? A Lei da Ação e Reação.

De acordo com os nossos alunos, tudo se inicia com a reação química que acontece entre o ácido acético (vinagre) e o bicarbonato de sódio. Tal reação libera CO2 (gás carbônico), que no interior da garrafa resulta na pressão. Conforme aumenta progressivamente a pressão interna, a rolha presa no bico da garrafa escapa.  Quando isso acontece, a reação física aparece. O líquido e o ar são  expulsos (ação) e empurram (reação) a garrafa na mesma direção e sentido oposto, realizando assim o lançamento do foguete com sucesso.

Deem uma olhada como foi a demonstração dos guris para os colegas: