Ensino Médio: período de descobertas

29 de agosto de 2018

O ingresso no Ensino Médio marca um importante período da vida escolar dos adolescentes. Essa mudança caracterizada pelo fim do Ensino Fundamental é tida como uma das mais significativas na vida dos adolescentes, afinal tudo será diferente. Um número maior de disciplinas, um olhar distinto sobre os conteúdos, um aumento na carga horária, professores novos… E por aí vai! Mas, aliada a todas essas mudanças, começa a surgir a necessidade de pensar no temido vestibular e na escolha profissional, momentos que, sem dúvida, marcam para sempre.

Vale lembrar que é na adolescência que as pessoas começam a construir, de fato a sua personalidade e a sua maneira de relacionar-se com o mundo e com os demais, se autoafirmando como sujeitos. Questões como autonomia, responsabilidade pelas próprias escolhas e pela própria vida, disciplina e alcance de metas pessoais começam a surgir justamente nessa fase da vida.

Em meio a algumas conversas em sala de aula com a turma do terceiro ano dois textos aqui para o blog surgiram, os quais expressam esse momento por parte dos alunos. O primeiro texto foi escrito pela aluna Maria Boemo para a colega Sabrina Thomás, autora do segundo texto (atual), quando se encontravam prestes a ingressar no ensino médio e ilustram as expectativas em relação a esse período.

Estou no Ensino médio, e agora??

“Não sabemos o que pode acontecer amanhã, nossas opiniões sofrem mudanças constantes. Devemos seguir uma carreira que, acima de tudo, nos deixe felizes, não uma que nos traga dinheiro. Entramos no ensino médio, muita coisa vem pela frente , um conselho é sempre bom: vá com calma. Estude, saia, brinque e se divirta, não deixe que a preocupação com seu futuro acabe com sua vontade, e o mais importante: nunca desista!” (Maria Boemo, 2016).

Agora, quase ao final da jornada…

“Não tenha medo de tentar, tudo vale a pena. O ensino médio é uma época maravilhosa se soubermos manter a calma e lembrarmo-nos de que tudo tem seu tempo. Não esqueça que os professores sempre querem nos ajudar, são nossos melhores amigos… Mantenha a calma que ira dar tudo certo!” (Sabrina Thomás, 2018).

Agora é a sua vez: conte para o blog quais eram suas expectativas em relação ao ensino médio ou como foi sua passagem por ele!

Cristiane Gonçalves, Maria Boemo e Sabrina Thomás.