Dia Mundial da Conscientização do Autismo

2 de abril de 2017, categoria: Coluna/Educação em pauta/

Hoje, dia 02 de abril é dia mundial da conscientização do autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo o DSM–V (2013), é caracterizado por déficits em dois domínios centrais: 1) déficits na comunicação e interação social e 2) padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. A data foi decretada pela ONU, em 2008, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o transtorno que hoje estima-se que é apresentado por cerca de 2 milhões de pessoas só no Brasil.

Todas as crianças, adolescentes e jovens com autismo tem características específicas, pois há uma diversidade significativa dos comportamentos apresentados em quem possui o transtorno. Existem pessoas com comprometimentos sociais, mas sem problemas comportamentais; há casos de disfunções comportamentais sem atraso de linguagem, e muitas outras especificidades. Por isso se fala na diversidade do autismo, pois cada sujeito é único na maneira de se relacionar com o outro e construir suas aprendizagens.

O Colégio Marco Polo, que há muitos anos trabalha com uma perspectiva inclusiva, possui, em 2017, 11 alunos diagnosticados com autismo matriculados desde a educação infantil ao ensino médio. As intervenções realizadas para desenvolver as potencialidades de cada aluno são diversificadas, mas de maneira geral visam estimular a interação, desenvolvimento da linguagem e demais capacidades cognitivas.

Em colaboração com o trabalho da equipe de coordenação e professores do ensino regular, acontece a atuação da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). São realizados atendimentos individualizados a estes alunos, acompanhamento em sala de aula, apoio pedagógico aos professores e reuniões com demais profissionais da área da saúde e educação bem como estabelecida parceria com pais e responsáveis dos alunos para que juntos possamos refletir e construir estratégias que auxiliem no processo de inclusão escolar.

Nesse dia de conscientização gostaríamos de deixar registrado nosso agradecimento pela confiança no trabalho da equipe, e ressaltar que o processo de inclusão é construção de toda a comunidade escolar e um compromisso da nossa instituição.

Vista azul pelo autismo!

A cor azul é a cor símbolo do autismo, porque representa a maior incidência de casos no sexo masculino. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo vários monumentos de várias partes do mundo ficam iluminados nessa cor.

REFERÊNCIA: American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders – DSM-V. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.

Maíra Xavier

Educadora Especial do Colégio Marco Polo de Santa Maria